Paulo Leme Filho é advogado militante, formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Tem MBA em Gestão de Saúde pela FGV-SP, além de palestrante e escritor. Dirige o escritório Leme Advogados Associados, que atua no segmento corporativo no Brasil e em países da América Latina, Europa e Ásia.

Dependente químico em abstinência há mais de 21 anos, é fundador da ONG Movimento Vale a Pena, fundou o Movimento Vale a Pena, organização social que atua na conscientização de jovens contra o abuso de álcool e outras drogas. Escreveu, junto com o seu pai, o livro “A Doença do Alcoolismo”, o qual teve ampla repercussão na imprensa no ano de 2015. Depois, teve sua história com o alcoolismo narrada em outro livro, intitulado “Vai Valer a Pena”.

 

Realizou mais de 100 palestras gratuitas pelo Estado de São Paulo sobre como a dependência química estigmatiza e torna a pessoa improdutiva em estágios mais avançados. Criou o aplicativo para celular #Eumeimporto, que reúne mais de 1200 endereços de entidades que atuam gratuitamente no apoio e tratamento de dependentes de álcool e outras drogas e de seus familiares, presentes em todas as cidades paulistas.

 

Em 2017, fundou o Elo Movimento, organização da sociedade civil que atua no controle externo do Poder Público, na prevenção do abuso por parte de ocupantes de cargos públicos e que cobra transparência, inclusive através de questionamentos perante o Judiciário.

Seu pai, Paulo Leme,  é médico formado Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da mesma universidade, além de ser especializado em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Tem se dedicado, há mais de vinte anos, ao estudo da doença do alcoolismo e, desde então, já realizou centenas de palestras sobre o tema em empresas, sindicatos e associações, sempre de forma gratuita – inclusive (e em especial) para portadores da doença e seus familiares.